domingo, 12 de março de 2017

SEGURANÇA É O DIFERENCIAL



No setor hoteleiro, bem como em outros segmentos no Brasil, ainda existe uma avaliação equivocada por parte dos investidores de que segurança não é um investimento, mas um custo oneroso e invisível aos olhos dos hóspedes. Essa avaliação equivocada acontece, em muitos casos, porque além do investidor estar longe da operação, o pouco investimento dedicado é realizado de forma incorreta. O resultado é que no dia a dia ele não surte os efeitos esperados e ai não há como atingir o objetivo de proporcionar segurança aos hospedes.

Uma pesquisa recente realizada com executivos de empresas associadas ao Grupo de Administradores de Serviços (GAS) e apresentada no 56º Congresso Nacional de Hotéis (Conotel 2014) apontou que a segurança é o fator que mais os preocupa. O resultado, que não me surpreende, pode sem medo de errar, ser estendido aos turistas de uma forma geral, afinal quem não quer viajar e voltar para casa apenas com boas lembranças do local conhecido?

PREJUÍZO
Mas quando feito de forma incorreta o investimento em segurança pode mesmo se transformar em um tiro no pé. E o primeiro prejuízo a ser observado será com relação à imagem do hotel, que pode ser arranhada com apenas uma ocorrência policial mais séria. A perda de contratos com grandes empresas que usam as salas dos hotéis para eventos, além de enviar seus executivos para se hospedar, também podem ser consequência do mau investimento em segurança.

Outro prejuízo clássico provocado pela falta de segurança em hotéis é o ressarcimento a pessoas afetadas pela ocorrência (danos morais e materiais), que normalmente são maiores que qualquer investimento realizado neste sentido. Sem contar os processos jurídicos que o hotel fica exposto e que podem provocar novas perdas, tanto de dinheiro quanto de tempo, já que são caros e complicados por envolver uma série de questões. No quesito tempo, também pode ser considerado o tempo que o gerente e outros profissionais da empresa perdem resolvendo a situação, da ocorrência até a conclusão do processo.

VALOR
Exemplos de prejuízos provocados pela frágil segurança em hotéis não faltam, só isso já seria o suficiente para os investidores do setor entender que esse é um investimento prioritário, mas por não estarem no dia a dia da operação, acabam ignorando a necessidade e reprovando investimentos importantes nessa área em detrimento de outros mais visíveis. O principal desafio dos que estão á frente do negócio é convencer os investidores de que segurança também agrega valor para o negócio e investir corretamente nessa área é o que os colocará na frente dos outros, já que atualmente é difícil encontrar um diferencial melhor e mais claro, a não ser o preço da hospedagem.

A percepção de que esse diferencial pode proporcionar valor e lucro para os investidores vem ganhando força no Brasil com a presença de empresas especializadas no ramo, que desenvolvem processos e procedimentos de segurança baseado em modelos utilizados no Exterior. O trabalho para ser eficaz envolve uma série de procedimentos, que começam com uma análise de riscos, como em qualquer projeto. Os passos seguintes são o treinamento específico para a equipe do hotel; monitoramento dos resultados; envolvimento das empresas terceirizadas; e envolvimento dos gestores dos hotéis, como responsáveis.

GARANTIA
A garantia de que o hotel está investindo em uma das maiores preocupações dos seus clientes, principalmente os maiores, pode garantir um diferencial significativo, perante os concorrentes. Afinal, a tranquilidade e a segurança são as demandas mais antigas da hotelaria. 

*Fonte: * Inbal Blanc é especialista em segurança hoteleira e sócio fundador da Segurhotel

 

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